
"Que decisão tomar?..." por João
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Artigo 1º
Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.
Que decisão tomar?...
Diana estava grávida de nove meses de Miguel e Gustavo. Encontrava-se em casa a descansar quando de repente entra em trabalho de parto e o seu marido leva-a para o hospital. Tudo tinha corrido bem durante aqueles nove meses, nada de anormal o médico tinha detectado, mas durante o parto verifica-se que Miguel não apresenta um dos pulmões.
O marido de Diana fica bastante revoltado pois tem de tomar uma decisão o mais rapidamente possível, sem poder tomar conhecimento da opinião da sua amada esposa, dado que esta se encontra sob o efeito de medicamentos bastante fortes - o parto fora bastante doloroso.
Tiago, marido de Diana, tem que decidir se submete Gustavo a uma cirurgia, onde lhe seria retirada metade do seu pulmão e colocada no seu irmão, podendo assim garantir a sua vida se o órgão generar - apesar de existir uma probabilidade de os dois morrerem. Em alternativa pode deixar morrer Miguel, ficando com um filho saudável. Tiago opta por deixar morrer Miguel, assegurando assim a vida de Gustavo.
Agiu de acordo com a sua razão e consciência. Todos os seres vivos têm o direito à vida, apesar de nesta situação ter sido extremamente difícil e doloroso escolher entre duas vidas.
Autoria: João Carlos Ramos Filipe