"Era eu pequeno…" por Idalécio

16-06-2010 22:31

 

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Artigo 3º:

Todo o indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

 

 

Era eu pequeno…

____________________________________________________________

Era eu pequeno quando aquele presidente foi eleito e ouvi os meus avós comentarem: «Se não fosse esta ditadura, se nós não vivíamos melhor!...»

Na rua não se podia dizer nada mais do que bom dia ou boa tarde. As autoridades do governo passeavam nas ruas da cidade à espera de uma pequena palavra para fazer valer as suas divisas.

Vivia num país onde se fazia distinções de tudo - principalmente dos direitos de cada cidadão. Ninguém tinha o direito a assumir a sua própria identidade. Lembro-me de um amigo de cor cujos pais eram de um país africano e que teriam vindo refugiados de lá. Recordo-me do dia em que desapareceram… 

Quase um batalhão do exército para apanhar dois pobres coitados que não fariam mal a uma mosca! … Imensos carros de patrulha chegaram pelas 7 horas da manhã à cidade com soldados armados até aos dentes. Sem maneiras, entraram na casa, derrubando e partindo tudo o que lá existia. Sem maneiras, levaram o meu amigo e os pais dele como se fossem terroristas muito perigosos… Dizem que os levaram para uma ilha onde os prisioneiros só entravam, nunca saíam. Sem que nunca mais se ouvisse falar deles!

Nesse país onde vivo, naquela época, ninguém podia dizer nada contra o governo, ninguém podia sair do país. Éramos obrigados a viver com necessidades e sem direito a qualquer ajuda…

Éramos um povo sem direito de falar, de querer ou saber. 

Um dia, já eu era adulto, houve uma revolução. Foi aí que chegou a liberdade, e com ela, o meu amigo de infância, que nunca mais tinha visto - até àquele dia!

 

Autoria: Idalécio     

Procurar no site