
Visita de estudo à fortaleza de Peniche e à associação de xadrez
No dia 12 de Junho de 2010, integrada no tema de vida escolhido por nós, Cidadania e Direitos e nas unidades de competência que nos encontramos a desenvolver, e cruzando ainda com a temática da situação portuguesa durante o regime político anterior à revolução de 25 de Abril de 74, realizámos uma visita de estudo ao Forte de Peniche e ao museu evocativo da sua utilização como prisão para pessoas opositoras ao regime do Estado Novo. Esta visita permitiu-nos reflectir sobre a situação de privação de direitos ainda bem recente na sociedade portuguesa.
Objectivos cumpridos:
1. Cidadania e Direitos - Visitar um local emblemático para a história e cultura portuguesas e para a região, o Forte de Peniche;
2. Conhecer a realidade de uma prisão política;
3. Ler documentos relacionados com o regime político em Portugal antes de 74;
4. Reflectir sobre a existência de uma conjuntura em que são desrespeitados os direitos cívicos dos cidadãos
5. O Trabalho: Visitar o Porto e o Museu Municipal de Peniche para conhecer objectos relacionados com a faina do mar;
6. Contactar com a vila de Peniche, apreciando-a na sua relação com as duras condições da pesca;
7. Ler textos literários relacionados com a pesca (excertos de Os Pescadores de Raúl Brandão)
8. Experimentar a matemática - Associação de Xadrez
9. Apreciar o produto da faina piscatória, através da desgustação de pratos regionais.
A visita foi organizada pela mediadora da turma e nossa formadora de Inglês - Cristina Correia e estiveram presentes também os nossos formadores de Matemática - Luís Ferreira, de Cidadania e Empregabilidade - Vitor Matos, de Linguagem e Comunicação - Isabel Ribeiro e Aprender com Autonomia - Delfim Campos. A acompanhar a turma B2 estiveram a formadora de Matemática - Emília Osório e de Cidadania e Empregabilidade - Clara Martinho.
Uma vez que a turma B2 se associou connosco, aproveitou-se a mesma actividade para reflectir sobre uma outra temática, a do "Trabalho, tema de vida desta turma. Assim, sendo Peniche uma vila emblemática de uma actividade laboral muito específica, a pesca, propôs-se a visita ao núcleo histórico-etnográfico do Museu e ao porto de pesca para tomar contacto com esta realidade tão próxima de nós.